UMA LEITURA FREUDIANA SOBRE A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE AO DESEJO DE MORTE
EM MACUNAÍMA, DE MÁRIO DE ANDRADE
Yolanda Maria da Silva
Graduada pela Universidade Estadual da
Paraíba - UEPB
Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em
Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Professora efetiva da Secretaria de
Educação do Governo do Estado da Paraíba
RESUMO
O presente
trabalho tem como objetivo analisar a obra Macunaíma:
o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade, tendo como aporte teórico
Sigmund Freud (1987; 1980). De acordo com S. Freud, o desenvolvimento da
sexualidade de um indivíduo se divide em três etapas chamadas de fase oral,
fase anal e, por último, a fase genital. Munidos dessas informações,
observaremos esse percurso na trajetória de Macunaíma, tendo um atento olhar à
intensidade da libido da personagem. A investigação deste trabalho se deve a
conduta sexual desmedido de Macunaíma que, ao tentar saciá-la, constrói uma
narrativa que oscila entre o primitivo e o civilizado, dando-nos uma visão
panorâmica do comportamento humano no que se refere aos seus anseios sexuais,
pulsão de vida e instinto de morte causado pela castração e perdas de objetos
amados.
Palavras - chave: Macunaíma, libido, Sexualidade.
(Acesse o artigo pela revista online: http://www.editorarealize.com.br/revistas/generoxi/anais.php)
UMA LEITURA FREUDIANA SOBRE A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE AO DESEJO DE MORTE
EM MACUNAÍMA, DE MÁRIO DE ANDRADE
INTRODUÇÃO
A psicanálise tem sua origem com os
estudos de Josef Breuer, que praticava a hipnose no intuito de fazer com que os
pacientes expurgassem as lembranças traumáticas do passado, conseguindo, por
meio desse método, aliviar e até acabar com os sintomas das neuroses. Sigmund
Freud parte dos conhecimentos adquiridos com o método catártico de Breuer e
inicia a livre associação das lembranças dos pacientes com os sonhos dos
mesmos, a partir destes sonhos, iniciava o tratamento, fazendo o paciente
refletir conscientemente sobre seus traumas e repressões infantis.
Porém, para compreendermos a teoria
freudiana, é necessário entendermos que os problemas neuróticos começam desde o
início da infância. Na verdade, surgem a partir do momento em que a libido é
reprimida e subjugada propositadamente pelo mecanismo social de castração, assim,
os sintomas neuróticos se iniciam e acompanham a vida adulta. A libido, por sua
vez, é uma pulsão sexual que impele o ser humano a ativar certas zonas erógenas
que lhe proporcionam prazer. Essa energia é compara por Freud a fome e tem como
função perpetuar a espécie humana.
A libido acompanha a criança desde
seu nascimento, porém, devido à repressão, essa busca de prazer inerente é
maculada e a criança vai escondendo seu desejo. Mas, com o desenvolvimento das
fases do corpo, essa energia se fortalece. As fases do desenvolvimento da
sexualidade são divididas por Freud em três fases:
Numa primeira fase, muito precoce, o erotismo oral
fica em primeiro plano; uma segunda dessas organizações “pré-genitais”
caracteriza-se pela predominância do sadismo e do erotismo anal; somente numa
terceira parte (desenvolvida na criança apenas até a primazia do falo) é que a
vida sexual passa a ser determinada pela contribuição das zonas genitais
propriamente ditas (FREUD, 1980, p. 143-144).
A zona oral, também chamada por
Freud de “chuchar” se desenvolve com a amamentação da criança que toma o peito
para se alimentar, mas ao estimular a cavidade bucal, tornando-a numa zona
erógena de prazer. Essa atividade de mera busca de sobrevivência pela
alimentação passa a ter a função de proporcionar prazer pelo próprio prazer.
Então essa fase pode acompanhar a criança até a idade adulta. “O chuchar, que
já aparece no lactante e pode continuar até a maturidade ou persistir por toda
a vida, consiste na repetição rítmica de um contato de sucção com a boca (os
lábios), do qual está excluído qualquer propósito de nutrição” (FREUD, 1980, p.
110).
Após a fase oral se inicia a fase anal que é a percepção de que, ao
prender as fezes, há uma estimulação física do ânus, fazendo a criança sentir
prazer sexual, estimulando a zona erógena anal. Por último, apresenta-se na
criança a fase genital, que é o momento em que os órgãos sexuais estão formados
e prontos para sentir a estimulação de prazer proporcionado de início pela
secreção, posteriormente, pela fricção da relação sexual. É na fase genital que
a criança começa a projetar o seu “desejo sexual” em um “objeto sexual”
exterior, dando início à vida sexual adulta.
1. Acerca da relação sexual do indivíduo
com o objeto sexual
A relação de um indivíduo com um objeto sexual é marcada pela necessidade
que o ser humano sente de saciar o desejo sexual denominado de libido. Este e
tão forte que podemos levá-lo, no dizer do autor, “a analogia com a pulsão de
nutrição: a fome” (FREUD, 1980, p. 84). O objetivo dessa relação é a descarga
dessa pulsão sexual. Para a realização desta descarga, é necessário
“introduzirmos aqui dois termos: chamemos de objeto sexual a pessoa de quem
provém a atração sexual, e de alvo sexual a ação para a qual a pulsão impele”
(FREUD, 1980, p. 84). O alvo sexual vai do coito em si, como a contemplação do
objeto sexual, supervalorizando-o. Sobre isso afirma Freud (1980, p. 93):
A mesma supervalorização irradia-se pelo campo
psíquico e se manifesta como uma cegueira lógica (enfraquecendo o juízo)
perante as realizações anímicas e as perfeições do objeto sexual, e também como
submissão crédula aos juízos dele provenientes. Assim é que a credulidade do
amor passa a ser uma fonte importante, se não a fonte originária da autoridade.
A restrição à relação sexual entre o indivíduo e objeto sexual pode
acarretar certos distúrbios que vêm a complicar a harmonia da interação entre
os corpos, ocasionando as perversões sexuais. Como o fetichismo, por exemplo,
que “resulta dos casos em que o objeto sexual normal é substituído por outro
que guarda certa relação com ele, mas que é totalmente imprópria para servir ao
alvo sexual normal” (FREUD, 1980, p. 94). Essa substituição pode ocorrer por
causa da impossibilidade da relação ou pode ser uma patologia que faz o
indivíduo sentir prazer nessa condição “anormal”. Também inserimos nesses casos
patológicos de perversão: o sadismo e o masoquismo. Nesse caso, a relação entre
o indivíduo e o objeto sexual é permeada pelo prazer ligado a dor, seja o
prazer de ocasionar dor, que ocorre no primeiro caso, seja o prazer de sentir
dor, que consiste no segundo caso.
Quando, por algum motivo, o indivíduo perde o objeto amado, acontece o
que Freud chama de luto e melancolia. “O luto, de modo geral, é a reação à
perda de um ente querido, à perda de alguma abstração que ocupou o lugar de um
ente querido, como o país, a liberdade ou o ideal de alguém, e assim por diante
(FREUD, 1980, p. 142)”. Nessa condição, o mundo externo, sem o objeto amado,
perde todo o interesse para o indivíduo, mas esse desinteresse não adentra no
ego do mesmo. Ao contrário da melancolia, que é um estado mais problemático do
ponto de vista patológico. Além dos sintomas do luto, acrescenta-se a
melancolia a degradação do ego e a baixa estima do indivíduo que se anula pelo objeto
perdido. “O paciente representa seu ego (...) como sendo desprovido de valor,
incapaz de qualquer realização e moralmente desprezível; ele se repreende e se
envilece, esperando ser expulso e punido (FREUD, 1980, p. 144). Ao que parece,
na melancolia, o indivíduo injeta ao ego o objeto sexual desejado e dentro de
si o destrói de forma aterradora, mesmo que isso custe sua própria
sobrevivência psíquica. Não é à toa que a melancolia tem sido um dos grandes
aliciadores de suicídio.
1.1. Sobre o homem primitivo: comunidade
social e práticas religiosas segundo os estudos de Sigmund Freud
De acordo com os estudos de Sigmund
Freud: “A raça humana, se seguimos as autoridades no assunto, desenvolveu, no
discurso das eras, três sistemas de pensamento – três grandes representações do
universo: o animismo (ou mitológica), religioso e científico” (1980, p. 60).
Cabe a nós, neste trabalho, determo-nos na fase animista e suas características
básicas para compreendermos o caráter da personagem analisada no corpus em
questão.
O animismo é a fase em que o homem primitivo está em simbiose com a
natureza. Surge no momento em que o homem questiona de forma embrionária, sobre
os mistérios da vida como a morte e a fúria indomável da natureza. Sobre o
animismo, afirma Freud (1980, p. 60): “O animismo é um sistema de pensamento.
Ele não fornece simplesmente uma explicação de um fenômeno específico, mas
permite-me apreender todo o universo como uma unidade isolada de um ponto de
vista único”.
Dentro do animismo, o homem usa a feitiçaria e a magia como forma de
domar a natureza e as forças adversas na natureza. Em uma espécie de representação
ritualística da ideia das coisas que afligem a vida cotidiana do indivíduo.
Isso é o que S. Freud chama de onipotência de pensamento do homem primitivo. A
lógica desse mecanismo de pensamento é que “as coisas se tornam menos
importantes do que as ideias das coisas: tudo que for feito às ideias das
coisas inevitavelmente acontecerá também com as coisas” (1980, p. 65). Não é à
toa que essa fase também é chamada de narcisista, porque coincide com a fase em
que o homem tem como objetivo principal saciar seu desejo e motiva todo sistema
de pensamento e ações para a realização do mesmo. Narcisismo é a fase psíquica
em que o indivíduo projeta buscar todos os desejos sexuais para si mesmo,
amando a si mesmo de forma intensa, sem levar em consideração os objetos que
estejam exteriores ao ego.
2. O desenvolvimento da vida sexual de
Macunaíma
Sigmund Freud, como já fora dito,
defende a teoria da libido que é “uma força quantitativamente variável que
poderia medir os processos e transformações ocorrentes no âmbito da excitação
sexual” (FREUD, 1980, p. 133). Ao contrário do que se pensava a libido não é
uma força que opera só na idade adulta, sua insurgência se inicia desde os
primeiros dias de nascimento. Isso é possível porque na criança há uma dinâmica
estimuladora de zonas erógenas que proporcionam prazer. Assim, o corpo da
criança sendo estimulado é capaz de sentir prazer, mesmo que este seja
inconsciente. S. Freud dividiu os estágios do desenvolvimento sexual da criança
em oral, onde a zona erógena estimulada e a boca; a anal, onde a zona exógena
estimulada e a mucosa retal e, por fim, há a faze genital (puberdade) que é o
momento que os órgãos sexuais estão desenvolvidos e a psique da criança tem
condições de entrar em dialética com um objeto sexual exterior.
Na obra de Mário de Andrade, percebemos esse percurso sexual descrito por
Freud ao analisarmos a personagem Macunaíma que, desde criança, possui um
apetite sexual sem limites e vive em função de saciar seus desejos. Por causa
desse comportamento, o herói tem como característica a preguiça, a libido
desenfreada, o egoísmo e o narcisismo. Logo no início da narrativa, podemos
perceber o estágio oral em Macunaíma, também chamado por Freud de fase do
“chuchar”, em que a criança usa “a parte dos próprios lábios, a língua ou
qualquer outra parte dele que esteja ao alcance até mesmo o dedão do pé são
tomados como objeto sobre o qual se exerce essa sucção” (FREUD, 1980, p. 110).
Essa é a fase egoísta, narcísica e auto-erótica por excelência da criança, é
esse egoísmo em função do próprio prazer é descrito pelo narrador:
Já na meninice fez coisas de sarapantar. De primeiro
passou mais de seis anos não falando. Si (sic) o incitavam a falar exclamava: _
Ai! Que preguiça!... e não dizia mais nada (...). Ficava no canto da maloca,
trepado no jirau de pexiúba, espiando o trabalho dos outros e principalmente os
dois manos que tinha, Maanape já velhinho e Jiguê na força do homem. O
divertimento dele era decepar cabeça de saúva (...). Nem bem teve seis anos
deram água de chocalho pra ele e Macunaíma principiou falando como todos
(ANDRADE, 1981 p. 9).
Deleitava-se na preguiça, divertia-se matando saúva, demonstrando os
traços perversos da fase narcísica e animista e, sempre que era cobrado a
trabalhar, dizia o dístico: “Aí que preguiça”. Só havia duas forças que eram
capazes de subjugar a preguiça de Macunaíma. Mesmo com sua preguiça declarada,
ele saltava quando o negócio era adquirir dinheiro e saciar sua libido precoce
desenfreada.
[...] Vivia deitado na rede mas se si
punha os olhos em dinheiro, Macunaíma danava pra ganhar vintém (...). E também despertava
quando a família ia tomar banho no rio, todos juntos e nus. Passava o tempo do
banho dando mergulho, e as mulheres soltavam gritos gozados por causa dos
guaiamus diz que habitando a água-doce por lá. No mucambo si alguma cunhatã se
aproximava dele pra fazer festinha, Macunaíma punha a mão nas graças dela (ANDRADE,
1981 p. 9).
Como é característico na fase oral, o primeiro objeto a ser chuchado pela
criança é a própria Mãe, pois é por meio do seio materno que a zona erógena
bucal e estimulada sexualmente. Além disso, também se percebe o caráter
narcísico e perverso de Macunaíma em relação a sua Mãe, como podemos ver no fragmento
a seguir:
Quando ia dormir trepava no macuru pequeninho sempre
se esquecendo de mijar. Como a rede da mãe estava por debaixo do berço, o herói
mijava quente na velha, espantando os
mosquitos bem. Então adormecia sonhando palavras feias, imoralidades
estrambóticas e dava patadas no ar (ANDRADE, 1981 p. 9).
Os sonhos, segundo S. Freud, são indicadores da vida psíquica do
inconsciente, então, desde cedo se percebia as perversões e comportamentos da
contra mão que seguia Macunaíma: “Então adormecia sonhando palavras feias,
imoralidades estrambóticas e dava patadas no ar” (ANDRADE, 1981 p. 9). Por
isso, as mulheres nos momentos de diálogo já vaticinavam o futuro que seria
trilhado pelo herói sem caráter Macunaíma: “Nas conversas das mulheres no pino
do dia o assunto eram sempre as peraltagens do herói. As mulheres se riam muito
simpatizadas, falando que espinho de pequeno que pica, de pequeno já traz a
ponta” (ANDRADE, 1981 p. 9).
O egoísmo e o narcisismo de Macunaíma vão se mostrar cada vez mais na
narrativa, ao passo que sua vida sexual vai sendo descrita. Estas
características se apuram na fase anal de Macunaíma, que também é desenvolvida
na mesma época que a genital. Esse processo duplo ocorre devido ao ato mágico
que faz Macunaíma de criança se transforma em um “príncipe lindo”, com os
órgãos genitais desenvolvidos e com capacidade de já projetar catexia libidinal
em um objeto exterior.
Podemos inferir isso nos pautando no universo literário, onde a fantasia
e o extraordinário podem ser possíveis de acontecer, pois se trata da criação
imagética de uma obra artística. Também, devemos lembrar que Macunaíma é uma
personagem que representa o homem primitivo, inserido na época do pensamento
animista, que por meio de atos mágicos, vários fatores naturais e físicos são
transpostos em função do desejo narcisista de Macunaíma. Este, não respeita nada
nem ninguém, sempre está assediando as mulheres que aparecem e, em especial,
gostava de conquistar as companheiras de seu irmão Jiguê. A primeira a ser
tomada por Macunaíma foi Sofará. O enredo do caso extraconjugal acontece quando
o herói queria brincar na mata, mas a Mãe não pode levá-lo, então, gentilmente,
Sofará se oferece para ajudar, levando o “piar” preguiçoso nas costas e lá
acontece que Macunaíma de menino ingênuo, transforma-se em um príncipe lindo, que
toma para si a mulher do próprio irmão. Como podemos ler a sequir: “[...] e
pediu pra Sofará que o levasse até o derrame do morro lá dentro do mato, a moça
fez. Mas assim que deitou o curumim nas tiriricas (...) ele botou corpo num
átimo e ficou um príncipe lindo. Andavam por lá muito” (ANDRADE, 1981 p. 10).
À noite, após desfrutar da mulher do irmão, Macunaíma volta para casa já
transformado em criança. Como lhe é peculiar, o “piá” volta nas costas da
mulher, sem se preocupar com a condição de cansaço da companheira que desfrutou
no meio do mato. No outro dia, a Mãe novamente não pôde atender ao pedido do
menino e Sofará repetiu seu trabalho, dando lugar a mais um dia de aventura
amorosa:
(...) Quando o botou nos carurus e sororocas da
serralheira, o pequeno foi crescendo foi crescendo e virou príncipe grande
lindo. Falou pra Sofará esperar um bocadinho que já voltava pra brincarem e foi
no bebedouro da anta armar um laço (ANDRADE, 1981 p. 10).
No outro dia, Macunaíma pede aos irmãos uma “fibra de curauá” e levou ao
“pai-de-terreiro que trançasse uma corda pra ele e assoprasse bem nela fumaça
de petum” (ANDRADE, 1981 p. 10). Por esses meios, Macunaíma fez uma ótima casa,
mas no momento da partilha a família decorou a parte nobre e deixou para
Macunaíma as “tripas”. Esse comportamento de egoísmo da família fomentou em
Macunaíma um pensamento de vingança que se expressou em um jogo perverso com
Sofará e com a manipulação para que o irmão descobrisse que estava sendo
traído. Na floresta, depois de brincarem normalmente, Macunaíma inicia um jogo
sádico com Sofará e, de acordo com Freud, esta é a característica da fase anal.
“O conceito de sadismo oscila, na linguagem corriqueira, desde uma atitude
meramente ativa ou mesmo violenta para com o objeto sexual até uma satisfação
exclusivamente condicionada pela sujeição e maus-tratos a ele infligidos”
(FREUD, 1980, p. 97). Sobre isso segue
os fragmentos abaixo:
[...] Depois de brincarem três feitas, correram mato
fora fazendo festinhas de cutucar, fizeram a das cócegas, depois se enterraram
na areia, depois se queimaram com fogo de palha, isso foram muitas festinhas
(...). Quando Sofará veio correndo, ele deu com o pau na cabeça dela. Fez uma
brecha que a moça caiu torcendo de riso aos pés dele. Puxou-o por uma perna.
Macunaíma gemia de gosto se agarrando no tronco gigante. Então a moça abocanhou
o dedão do pé dele e engoliu. Macunaíma chorando de alegria tatuou o corpo dela
com o sangue do pé (...). Macunaíma tomou com uma gusparada no peito, era a
moça. Macunaíma principiou atirando pedras nela e quando feria, Sofará gritava
de excitação tatuando o corpo dele em baixo com o sangue espirrado. Afinal uma
pedra lascou o canto da boca e moeu três dentes. Ela pulou do galho e junque!
tombou sentada na barriga do herói que a envolveu com o corpo todo, uivando de
prazer. E brincando mais outra vez (ANDRADE, 1981 p. 11-12).
De objeto afligindo, Sofará reage
aos “carinhos perversos” de Macunaíma e inicia-se o jogo sádico e masoquista.
“A designação de ‘masoquismo’ abrange todas as atitudes passivas perante a vida
sexual e o objeto sexual, a mais extrema das quais parece ser o condicionamento
de dor física ou anímica advinda do objeto sexual” (FREUD, 1980, p. 97). O fato
de ambos estarem felizes nessa condição de agressão mútua consiste no fato de
que “quem sente prazer em provocar dor no outro na relação sexual e também
capaz de gozar, com prazer, de qualquer dor que possa extrair das relações
sexuais” (FREUD, 1980 p. 98).
Depois de um tempo, Jiguê aparece com uma nova companheira chamada Iriqui
que, novamente, é tomada por Macunaíma. Macunaíma usou a metamorfose para
conquistar a bela jovem: primeiro se transformou em uma formiga para brincar
com a jovem, mas Iriqui não era dada a meninices, então o herói se transforma
em “urucum”, conquistando, assim, Iriqui que gostava de se pintar e usou a
semente da planta para ficar bonita. Mais uma vez Macunaíma usa a esperteza e
artifícios mágicos para atrair a companheira do irmão Jiguê. Como Macunaíma já
era homem, porque foi transformado pela “Cotia”, acaba se tornando o
companheiro de Iriqui a contragosto do irmão.
Após a morte da Mãe, os irmãos
decidem seguir viagem em direção à cidade. Os irmãos passam por uma
transformação e em seguida, a próxima aventura e o encontro com Ci, a Mãe do
Mato. Ao contrário das outras mulheres, Ci não se submete as artimanhas do
nosso herói, por ser uma guerreira indomável. Mas com a ajuda dos irmãos,
Macunaíma conquista a “cunhã” e se torna Imperador do Mato-Virgem e, também,
conquista a libido de Ci. Isso coincide com que Freud diz: “a sexualidade da
maioria dos varões exibe uma mescla de agressão,
de inclinação a subjugar, cuja importância biológica talvez resida na
necessidade de vencer a resistência do objeto sexual de outra maneira que não
mediante ao ato de cortejar” (FREUD, 1980, p. 97). Sobre a conquista de
Macunaíma em relação a Ci, a saber:
[...] Era Ci, Mãe do Mato. Logo viu pelo peito destro
seco dela, que a moça fazia parte dessa tribo de mulheres sozinhas parando lá
nas praias da lagoa Espelho da Lua, coada pelo Nhamundá. A cunha era linda com
o corpo chupado pelos vícios, colorido com jenipapo (...). O herói se atirou
por cima dela pra brincar. Ci não queria. Fez lança de flecha tridente enquanto
Macunaíma puxava pajeú (...). O herói apanhava. Recebera já um murro de fazer
sangue no nariz e um lapo fundo de txara o rabo. A icamiaba não tinha nem um
arranhãozinho e cada gesto que fazia era mais sangue no corpo dos passarinhos.
Afinal se vendo nas amarelas porque não podia mesmo com a icamiaba, o herói deitou
fugindo chamando pelos manos: - Me acudam que sinão eu mato! Me acudam que
sinão eu mato!. Os manos vieram e agarraram Ci. Maanape tranço os braços dela
por detrás enquanto Jiguê com o murucu lhe dava uma porrada no coco. E a
icabiaba caiu sem auxílio nas samambaias da serrapilheira. Quando ficou bem
imóvel, Macunaíma se aproximou e brincou com a Mãe do Mato. Vieram muitas
jandaias, muitas araras vermelhas tuins coricas periquitos, muitos papagaios
saudar Macunaíma, o novo Imperador do Mato-Virgem (ANDRADE, 1981 p. 19-20).
Em Ci, Macunaíma encontra a
companheira perfeita e juntamente com os irmãos, seguem uma viagem a diversos
lugares. Macunaíma continua com a sua ociosidade de viver na rede, enquanto a
“Icabiama” saía para adquirir o sustento e guerrear. Macunaíma, à noite, tinha
a função de amar Ci. A ânsia sexual da guerreira era indomável e insaciável a
ponto do nosso herói não dar conta, mas as mandigas de Ci sempre faziam o herói
reagir. Vê-se que Macunaíma vive em função de saciar seus desejos sexuais e os
de sua esposa, conquistando até o título de Imperador do Mato-Virgem por meio
da proeza sexual. Nas noites em que o herói bebia e não conseguia satisfazer
Ci, a estratégia da cunha era mais radical:
Então para animá-lo Ci empregava a estratagema
sublime. Buscava no mato folhagem do fogo da urtiga e sapecava com ela uma coça
coçadeira no Chuí do herói e na nalachítchi dela. Isso Macunaíma ficava que
ficava um leão querendo. Ci também. E os dois brincavam que mais brincavam num
deboche de ardor prodigioso (ANDRADE, 1981
p. 21)
O paraíso sexual de Macunaíma acaba com a ida de Ci para o céu: a morte
simbólica na narrativa. Ci cai em um estado melancólico devido à morte do “piá”
fruto do amor do casal. “E lá vive Ci agora nos trinques passeando, liberta das
formigas, toda enfeitada ainda, toda enfeitada de luz, virada numa estrela. É a
Beta do Centauro” (ANDRADE, 1981 p. 22). Durante um longo tempo, Macunaíma fica
desesperado por ter perdido à esposa que tanto amava, mas se recupera e inicia
uma nova viagem.
No caminho, busca ajudar uma cunha e nessa luta perde a Muiraquitã que o
faz empreitar uma nova aventura em busca da recuperação da Muiraquitã - o
objeto que lembrava a “marvada” que ele tanto amou. Podemos perceber que há um
fetichismo no objeto mágico. Sobre isso, afirma Sigmund Freud (1980, p. 94) que
fetichismo “resulta de casos em que o objeto sexual normal é substituído por
outro que guarda certa relação com ele, mas que é totalmente impróprio para
servir ao alvo sexual normal”.
Para recuperar seu objeto, Macunaíma vai para a cidade grande e lá inicia
uma guerra contra Vescelau Pietro Pietra, fazendo surgir, assim, novas
aventuras. Macunaíma tem vários casos com as mulheres da cidade grande, mas
percebe um grande estranhamento entre o comportamento das “cunhãs” da cidade e
as “cunhãs” do Mato-Virgem. E seu velho hábito de conquistar as mulheres do
irmão Jiguê retorna. Agora é a vez da Suzi, a “piolhenta do Jiguê”.
2.
1. O declínio da vida sexual de Macunaíma: do luto a melancolia
Depois de reconquistar a Muiraquitã, vencendo os inimigos da cidade
grande, Macunaíma volta ao lugar de origem. Porém, sente a diferença ao
perceber que já não era o mesmo lugar de outrora e sentiu saudade das mulheres
com quem teve suas brincadeiras sexuais.
[...] Quanta sacanagem feliz quanta cunha bonita e
quanta cachiri M!... Então Macunaíma teve saudades do sucesso na taba grande
paulistana. Viu todas aquelas donas de pele alvinha com quem brincava de marido
e mulher, foi tão bom! (...) Então pensou muito sério na dona da muiraquitã, na
briguenta, na diaba gostosa que batera tanto nele, Ci, Ah! Ci, Mãe do Mato,
marvada que tornara-se inesquecível porque fizera ele dormir na rede tecida com
os cabelos dela!... “Quem tem seus amores longe, passa trabalhos trianos...”
parafusou. Que sardade da marvada! (ANDRADE, 1981 p. 109).
Neste fragmento, podemos perceber que sem as brincadeiras das cunhãs,
Macunaíma demonstra a saudade que sente de Ci e entra em um estado de luto em
relação às aventuras amorosas e a esposa perdida. Podemos entender que “o luto
é a reação à perda de um ente querido, à perda de alguma abstração que ocupou o
lugar de um ente querido, como o país, a liberdade ou o ideal de alguém, e
assim por diante” (FREUD, 1980, p. 142). Porém, neste momento, mais uma vez os
sentidos do herói são atraídos por uma imagem de mulher, e sua saudade se
esvai. Uma vez que um novo objeto belo conquista o desejo libidinal do mesmo.
Sobre isso segue o fragmento abaixo:
[...] E Macunaíma enxergou lá no fundo uma cunha
lindíssima, alvinha e padeceu de mais vontade. E a cunha lindíssima era a
Uiara. Vinha chegando assim como quem não quer, com muitas danças, piscava pro
herói, parecia que dizia - “Cai fora sei nhonhô moço!” e fastava com muitas
danças assim como quem não quer. Deu uma vontade no herói tão imensa que
alargou o corpo dele e a boca umedeceu (sic): - Mani!... Macunaíma queria a
dona. Botava o dedão na água e num átimo a lagoa tornava a cobrir o rosto com
as teias de ouro e prata. Macunaíma sentia o frio da água, retirava o dedão
(ANDRADE, 1981 p. 129).
Macunaíma sentia o corpo de desejo estremecer com a imagem da “cunhã”,
mas devido ao frio excessivo da água, regredia. Porém, Vei - a Sol – há muito
tempo queria castigar o herói por ter traído e dispensado uma de suas filhas.
Então, por isso, a Sol empurrou o herói para ser devorado pela bela jovem que
estava na água, que na verdade era o terrível monstro Urarau. Neste momento,
Macunaíma é castigado pelos seus excessos sexuais ao ser jogado nos braços do
monstro sedutor que prende justamente por artifícios sexuais. Neste momento,
pode-se entender Vei como assumindo o papel da repressão contra os excessos
sexuais do herói, repressão que tem como função controlar os excessos da libido
humana. Por isto, acaba sendo seduzido pela Uiara:
[...] Vei sabia que a moça não era moça não, era a
Uiara. E a Uiara vinha chegando outra vez com muitas danças. Que boniteza que
ela era!... Morena e coradinha que-nem a cara do dia e feito o dia que vive
cercado de noite, ela enrolava a cara nos cabelos curtos negros como as asas da
graúna. Tinha no perfil duro um narizinho tão mimoso que nem servia pra
respirar. Porém como ela era só se mostrava de frente e afastava sem virar
Macunaíma não via o buraco no cangote por onde a pérfida respirava. E o herói
indeciso, vai-não-vai. (...) A dona ali, diz-que abrindo os braços mostrando a
graça fechando os olhos molenga. Macunaíma sentiu fogo no espinhaço,
estremeceu, fez pontaria, se jogou feito em cima dela, juque! Vei chorou de
vitória. As lágrimas caíram na lagoa num chuveiro de ouro e de ouro. Era o pino
do dia (ANDRADE, 1981 p. 130).
Na briga com a Uiara, Macunaíma perdeu alguns tesouros adquiridos nos
dias em que esteve na cidade grande, mas os tesouros mais sentidos foram os que
obtêm simbologia sexual como: os cocos-da-Bahia (que substituíam os testículos)
que simbolizam a fertilidade; as pernas que lhe davam mobilidade de viajar e
encontrar “cunhas”; os dedões que em algumas culturas é um símbolo de
sensualidade como foi defendido por Freud e, principalmente, a Muiraquitã que é
o objeto que carregava toda a lembrança de Ci. Podemos ver isto no fragmento a
seguir:
Quando Macunaíma voltou na praia se percebia que
brigava muito lá no fundo. Ficou de bruços um tempão com a vida dependurada nos
respiros fadigados, estava sagrando com mordidas pelo corpo todo, sem perna
direita, sem os dedões sem os cocos-da-Bahia sem orelhas sem nariz sem nenhum
dos seus tesouros (...). Macunaíma sentou numa lapa que já fora jaboti nos
tempos de dantes e andou contando os tesouros perdidos em baixo d’água. E eram
muitos, era uma perna de dedões, eram os cocos-da-Bahia, eram as orelhas os
dois brincos feitos com a máquina patek e a máquina Smith-wesson, o nariz,
todos esses tesouros... O herói pulou dando um grito que encurtou o dia. As
piranhas tinham comido também o beiço dele e a muiraquitã! Ficou louco
(ANDRADE, 1981 p. 130).
Para reaver seus tesouros o herói:
Arrancou uma montanha de timbó de assacu de tingui e
cunambi, todas essas plantas e envenenou pra sempre o lagoão. Todos os peixes
morreram e ficaram boiando com a barriga pra cima, barrigas azuis barrigas
amarelas barrigas rosadas, todas as barrigas sarapintando a face da lagoa. Era
de-tardinha (...). Então Macunaíma destripou todos esses peixes, todas as
piranhas e todos os botos, caqueando a muiraquitã nas barrigas. Foi uma
sangueira mãe escorrendo sobre a terra e tudo ficou tinto de sangue. Era a
boca-da-noite (...). Achou os dois brincos achou os dedões as orelhas os
nuquiiris o nariz, todos esses tesouros e prendeu todos nos lugares deles com
sapé e cola de peixe. Porém a perna e a muiraquitã não achou não. Tinham sido
engolidos pelo Mostro Urarau que não morre com timbó nem pau. O sangue coalhava
negro cobrindo a praia e o lagoão. E era de-noite (ANDRADE, 1981 p. 130-131).
Mesmo tendo achado alguns de seus tesouros, o mais importante Macunaíma
não encontrou, a Muiraquitã, símbolo de sua amada Ci. Por causa disso,
Macunaíma entra em um estado de profunda melancolia e acaba se entregando à
morte. Sem as pernas para viajar em busca de “cunhãs” para brincar e sem a
Muiraquitã que lembrava Ci, a vida perdeu o sentido para o herói, por isso,
decide ir para o Céu, entregar-se ao que poderíamos chamar de um estado de pura
ausência de emoção em vida, tornar-se “uma estrela inútil”. Assim, podemos
inferir que Macunaíma acaba sendo consumido por um sentimento de melancolia:
Os traços mentais distintivos da melancolia são um
desanimo profundamente penoso, a cessação de interesse pelo mundo externo, a
perda da capacidade de amar, a inibição de toda e qualquer atividade , e uma
diminuição de sentimentos de auto-estima a ponto de encontrar em
auto-recriminação e auto-envelhecimento numa expectativa delirante de punição
(FREUD, p. 143).
Sem seus tesouros Macunaíma conclui: “[...] não achava mais graça na
terra... Tudo que fui fora a existência dele apesar de tantos casos tanta brincadeira
tanta ilusão tanto sofrimento tanto heroísmo, afinal não fora sinão um se
deixar viver” (ANDRADE, 1981, p.31). Macunaíma praticamente sucumbe a sua
melancolia e se entrega a morte tal qual um suicida, decidindo antes a morte do
que viver sem seu objeto amado e sem as possibilidades de saciar seus desejos
sexuais. Como conclui o herói: “NÃO VIM AO MUNDO PARA SER PEDRA” (ANDRADE,
1981, p. 131).
Em linhas gerais, o homem biologicamente e antropologicamente é um ser para relação consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A possibilidade de prazer libidinal é algo tão primordial como a necessidade básica de saciar a fome. O problema é que quando colocamos nosso desejo em primeiro lugar, denegrindo o outro, acabamos ficando sozinhos, tendo a morte como saída mais agradável para o niilismo "libidinal e existencial". É necessário entender que devemos cultivar nossa libido, mas cuidando da libido do outro, posto que o prazer só é possível na relação de um “Eu” com um “Tu”, ou de um “Eu” com todos os “Outros”, no caso de Macunaíma.
Em linhas gerais, o homem biologicamente e antropologicamente é um ser para relação consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A possibilidade de prazer libidinal é algo tão primordial como a necessidade básica de saciar a fome. O problema é que quando colocamos nosso desejo em primeiro lugar, denegrindo o outro, acabamos ficando sozinhos, tendo a morte como saída mais agradável para o niilismo "libidinal e existencial". É necessário entender que devemos cultivar nossa libido, mas cuidando da libido do outro, posto que o prazer só é possível na relação de um “Eu” com um “Tu”, ou de um “Eu” com todos os “Outros”, no caso de Macunaíma.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANDRADE, Mário de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter.
São Paulo, Martins, Belo Horizonte, Ed. Itatiaia; 1981.
COMPAGNION, Antoine. Literatura para que? Tradução de Laura
Taddel Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
FREUD, Sigmund. A história do movimento psicanalítico, artigos sobre a metapsicologia e outros trabalhos (1901-1905). Tradução de José Octávio Aguiar Abreu. In: Obras completas. Ed. Standart Brasileiro. Vol. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1980.
FREUD, Sigmund. A história do movimento psicanalítico, artigos sobre a metapsicologia e outros trabalhos (1901-1905). Tradução de José Octávio Aguiar Abreu. In: Obras completas. Ed. Standart Brasileiro. Vol. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1980.
______. O desenvolvimento da sexualidade. Tradução de José Octávio Aguiar
Abreu. In: Obras completas. Ed. Standart Brasileiro. Vol. XIV. Rio de Janeiro:
Imago, 1980.
______. Luto e melancolia. Tradução de José Octávio Aguiar Abreu. In: Obras
completas. Ed. Standart Brasileiro. Vol. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1980.
______. Um caso de histeria, três ensaios sobre a sexualidade e outros trabalhos. Tradução de José Octávio Aguiar Abreu. In: Obras completas. Ed. Standart Brasileiro. Vol. VII. Rio de Janeiro: Imago, 1980.
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______. Totem e tabu e outros trabalhos (1913-1914). Tradução de José Octávio
Aguiar Abreu. In: Obras completas. Ed. Standart Brasileiro. Vol. XII. Rio de
Janeiro: Imago, 1980.
______. O futuro de
uma ilusão. O mal estar na civilização e outros trabalhos (1927-1931). Tradução
de José Octávio Aguiar Abreu. In: Obras completas. Ed. Standart Brasileiro. Vol.
XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1997.
(Acesso pela revista online: http://www.editorarealize.com.br/revistas/generoxi/anais.php)
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